Este ano teremos uma artista homenageada: a pioneira Anita Costa Prado!
Criadora das personagens Katita e Dodô, Anita Costa Prado é paulistana formada pela Faculdade de Educação Campos Salles e publica quadrinhos com temáticas LGBTQIA+ desde 1995!
A publicação: Katita – Tiras Sem Preconceito, lançada pela Editora Marca de Fantasia, venceu em 2006 o Prêmio Angelo Agostini como melhor lançamento e melhor roteirista.
Katita e Dodô foram utilizados pela prefeitura de São Paulo (CADS) em postais, cartazes e cartilhas.
Suas personagens mais recentes são a Mulher Cérebro e as Pererecas Power que abordam questões femininas. Em 2021 recebeu o Diploma de Mestre do Quadrinho Nacional, da Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de SP.
“A POC CON nasceu para promover e celebrar a diversidade nos Quadrinhos e nas Artes Gráficas brasileiras e precisamos enaltecer os artistas que estão há mais tempo nessa luta. É muito importante apresentar aos mais jovens a nossa história e os nossos pioneiros que já estavam produzindo quadrinhos com representatividade queer desde quando mal se falava sobre este assunto. Por isso, é uma honra anunciar nossa primeira homenageada: a incrível Anita Costa Prado, uma artista imprescindível que vem produzindo HQs com protagonismo LGBTQIA+ desde 1995 e, para nossa sorte, ainda continua na ativa nos presenteando com suas histórias e personagens emblemáticos.”, afirma Mário César, co-criador e organizador da POC CON.