O QUE É A POC CON

O QUE É A POC CON

A POC CON é uma feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+!

A primeira edição da POC CON aconteceu no sábado pré-parada LGBTQ+ de São Paulo, dia 22 de junho de 2019 no Osaka Naniwa-Kai, reuniu cerca de 73 artistas expositores e alcançou um sucesso muito acima do esperado atraindo um público de cerca de 3.000 pessoas. A feira foi destaque em diversos veículos de comunicação, chegando a ter inclusive cobertura ao vivo no dia no SP TV e na Globo News. 

Organizada por Mário César (Bendita Cura) e Rafael Bastos Reis (Pornolhices), a POC CON pretende reunir e dar visibilidade aos talentos multicoloridos das artes gráficas em uma feira aberta ao público na época da parada do orgulho LGBTQ+ de São Paulo, que todos os anos arrasta uma multidão para a Avenida Paulista para celebrar as diversidades sexual e de gênero e reafirmar a luta por direitos de minorias marginalizadas. 

Os quadrinhos brasileiros estão vivendo uma época de ouro: centenas de novos talentos emergiram nos últimos anos e tem alcançado reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior e os eventos de quadrinhos tem se proliferado Brasil afora. Neste cenário tão efervescente, muitos autores LGBTQ+ também estão despontando e trazendo novas cores à nona arte brasileira.

Em tempos onde querem que meninas vistam rosa e meninos vistam azul, celebraremos os quadrinhos e artes gráficas brasileiros em um espaço onde cada um pode usar livremente a cor que bem entender.

POR QUE ESTE NOME?

POC vem de uma gíria antiga, ‘poc poc’, que era usada pra ridicularizar gays efeminados, travestis e transformistas. O termo vem do barulho que o salto alto faz ao se andar. Esta gíria hoje em dia é usada para se referir aos LGBTQ+s em geral, e, assim como muitos outros termos outrora depreciativos, vem sendo resignificada como motivo de orgulho da nossa identidade. Afinal de contas, somos POCs mesmo, e daí? Não há motivo algum para a diversidade ser motivo de chacota.

Confiram algumas fotos da primeira edição.